sábado, 6 de dezembro de 2014

Porco

Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2013).Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico) 


Caititu num zoológico

Porco é a denominação vulgar dada às diferentes espécies de mamíferos bunodontes, artiodáctilos, não ruminantes a que pertence oporco doméstico. Um conjunto de porcos chama-se vara.

Domesticados, os porcos são adoptados como animais de companhia, ou criados para fim de abate.


Características 

Têm 44 dentes, dentre os quais, caninos curvos e incisivos inferiores alongados, formando uma pá; patas curtas com quatro dedosrevestidos por cascos, cabeça de perfil triangular e focinho cartilaginoso. Origina-se do javali, porém existente quase em toda parte como animal doméstico, e sua carne é bastante apreciada.1

O tempo de gestação das porcas é de 112 dias, aproximadamente, dando depois à luz entre seis e doze crias, a que se chamam leitões, ou bácoros. Um porco livre pode viver cerca de 12 anos.

Taxonomia

Há duas famílias de porcos
Tayassuidae
Suidae

Família Suidae
Gênero Babyrousa
Babyrousa babyrussa
Gênero Hylochoerus
Gênero Phacochoerus
Gênero Sus
Sus barbatus
Sus domesticus (porco doméstico)
Sus scrofa (javali)
Família Tayassuidae
Gênero Platygonus (extinto)
Gênero Tayassu (Caititu)


CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:

Reino: Animalia 
Filo: Chordata 
Classe: Mammalia 
Ordem: Artiodactyla 
Família: Suidae 
Gênero: Sus 
Espécie: S. domesticus 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

O porco é um animal mamífero que tem quatro patas, sendo que cada uma delas possui quatro dedos

Possui um focinho cartilaginoso e 44 dentes em sua boca

O porco é identificado com sujeira, pois elimina um cheiro forte pelas glândulas que possuem no corpo.

Este animal é uma evolução do javali, que foi domesticado pelo homem há milhares de anos.

A pele do porco é coberta por uma espessa camada de gordura.

A alimenta-se do porco é constituíta, principalmente, de verduras, legumes e grãos.


CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:

Peso: varia entre 100 e 500 kg
Comprimento: em média 1,5 metros (animal adulto)
Período de gestação: 114 dias
Tempo de vida: de 15 a 20 anos
Cor: varia de acordo com a espécie (preto, rosado, marrom claro).




Pónei

Um pónei das Terras Altas da Escócia.

Um pónei (português europeu) ou pônei (português brasileiro) é um pequeno equideo com uma morfologia e temperamento próprios. Comparativamente a um cavalo, entre outras características, além da sua estatura mais reduzida, os póneis exibem crinas e caudas mais densas, uma estrutura óssea mais pesada e pernas proporcionalmente mais curtas.

O pónei é um tipo de cavalo em miniatura, aliás é definido como cavalo pequeno com 148cm de altura. Todas as categorias admitem um centímetro a mais se ele estiver ferrado. « A Europa foi a origem destes potros de baixo tamanho no século XVII e a sua função era servir de mascote para príncipes. As espécies em miniatura do cavalo provêm de um cruzamento entre um Shetland e um Puro-Sangue de pequeno tamanho. Anos depois exportaram-se vários exemplares concebidos até a América, onde foram utilizados para transportar carvão e minerais das minas.

A divisão deste pequeno animal segundo o seu tamanho corresponde a:
 

Cavalos miniatura (Secção A): até 86,4 cm (34”).
Cavalos miniatura (Secção B): desde 86,4 cm até 96,5 cm (38”).
Póneis (Divisão A): até 110 cm.
Póneis (Divisão B): até 130 cm.
Póneis (Divisão C): até 140 cm.
Póneis (Divisão D): hasta 1,48 cm.


Quando pensamos no pónei, a imagem que vem logo à cabeça é a de um pequeno cavalo montado por uma criança. Montar póneis é uma actividade desconhecida para a maioria das pessoas. Qualquer das formas, existe muitas vantagens. A origem do pónei foi muito mais tardia do que a do cavalo. Este animal caracteriza-se pela sua grande força, o seu corpo arredondado e a sua patas traseiras potentes, mais o seu carácter bastante dócil, o que faz com que crianças e pais sintam-se atraídos por estes equídeos.

Este tipo de animais precisa de um lugar amplo para viver. Uma área de três metros quadrados já é adequada, mas quanto mais a amplitude, maior a comodidade. Outro aspecto a ter em conta é o cuidado que deve-se ter com as patas do pónei. A ração utilizada deve ser adequada para o seu tamanho e tem que ser verificada frequentemente para evitar problemas. A sua limpeza é uma das tarefas fundamentais que deve ser feita diariamente. Por último, calcular a quantidade adequada de ração ao longo do dia é a chave para conseguir uma alimentação equilibrada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3nei
http://www.oscavalos.com/c-poneis.html