Popularmente conhecidocomo mosquito-prego, o Anopheles é um inseto presente em diversas localidades. Encontra-se em áreas subtropicais e tropicais como África, Portugal, Brasil, Índia e China. Este tipo de mosquito é responsável por transmitir doenças como a malária e a filariose. As picadas deste animal causam, anualmente, a morte de mais de um milhão de pessoas. O tipo mais perigoso é o feminino, que tem uma das picadas mais mortais da espécie.

Anopheles aquasalis
No Brasil, as espécies transmissoras de malária mais encontradas são A. aquasalis, A. cruzii e A. bellator. Há também a Anopheles albitarsis, menos encontrada do que as primeiras. As espécies vetoras do Plasmodiumsão encontradas em outros locais do mundo. NaEuropa, o tipo mais comum é o Anopheles maculipennis, na Índia, a A. culicifacies, na China e nas Filipinas e A. minimus, na África, a A. gambiae e A. funestus, no México, a A. albimanus e na Colômbia e Venezuela, a A. nuñeztovari.
Existem aproximadamente quatrocentas espécies neste gênero, quarenta deles são transmissores do plasmódio e a mais comum é a Anopheles gambiae. Entre os Anopheles, apenas a fêmea alimenta-se de sangue e, para isso, precisa picar outros animais. Já os machos nutrem-se com a glicose encontrada das plantas.
Sua presença em países tropicais e subtropicais se deve às temperaturas ideais para o seu desenvolvimento, que ficam entre 20 e 30 graus Celsius. As espécies preferem locais com taxas de umidade mais altas. Em localidades em que a temperatura fica abaixo dos 15 graus Celsius, o mosquito não sobrevive. Fora isso, o Anopheles não se adapta a alturas de mais de 1500 m.
A diferença entre os anofelinos e outros tipos de mosquitos pode ser reparada em seus pelos, que são longos como os dos probóscides. Outra característica marcante são suas escamas brancas com partes em preto que ficam nas asas. Geralmente, são encontrados com o abdômen em descanso, com ângulo para o alto.
O ciclo de vida do Anopheles consiste nas fases em que é encontrado em forma de ovo, desenvolvendo-se para larva, depois pupa e adulto. As fêmeas chegam a colocar mais de 200 ovos em água parada.
A prevenção contra os mosquitos deve ser feita eliminando qualquer tipo de água parada, desta forma, o mosquito não consegue colocar seu ovos em regiões com alta densidade populacional. Outros métodos são drogas profiláticas, redes e repelentes contra mosquitos e utilização de inseticidas.
Fontes:
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/2230/162/acoes-reduzem-em-31-o-numero-de-casos-de-malaria.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anopheles
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v18n2/08.pdf
http://portal.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/pdf/2011/Set/05/jarbas_malaria_050911.pdf
http://www.infoescola.com/insetos/anopheles/
Foto: http://www.virtual.unifesp.br/unifesp/malaria/restrito/pop_vet_aquasalis.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário