
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Género: Papio
Erxleben, 1777
Espécies
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Categoria no Commons
Diretório no Wikispecies
Babuíno (do francês babouin) é a designação genérica para antropóides cercopitecídeos do gênero Papio e afins, caracterizados pelo focinhopontudo, caninos grandes, bochechas volumosas e calosidades nas nádegas. É um animal semi-quadrúpede da ordem dos primatas que mede até 70 centímetros de comprimento. Vive na África e seu habitat natural é nos campos abertos (savana, pastagens ou terrenos rochosos).
Ao contrário dos macacos, os babuínos passam a maior parte do tempo no chão. Suas caudas não são preênseis. Os babuínos são grandes lutadores e demonstram pouco medo de outros animais, inclusive seres humanos. Todos têm hierarquias fortes e complexas dentro dos grupos familiares.
Geralmente os babuínos vivem em grandes bandos comandados pelos machos dominantes. Ao contrário do que ocorre com a maioria das outras espécies, quase não há disputas pelo controle do bando ou pelo direito de se acasalar com as fêmeas, sendo o único privilégio dos machos dominantes alimentar-se primeiro quando se encontra alimento.
Os babuínos são onívoros (omnívoros), isto é, comem muitos tipos diferentes de alimento. A sua dieta, entretanto, varia de acordo com a estação do ano, o território que está sendo habitado, a idade e o sexo do indivíduo. As fêmeas e os filhotes recém-nascidos, por exemplo, alimentam-se decapim, já os filhotes mais desenvolvidos comem casca de árvore, insetos e lagartos.
Espécies[editar | editar código-fonte]
Há cinco espécies de babuínos na África:
Papio anubis (F. Cuvier, 1825) - Babuíno-anúbis
Papio cynocephalus (Linnaeus, 1766)
Papio hamadryas (Linnaeus, 1758) - Babuíno-sagrado
Papio papio Desmarest, 1820
Papio ursinus (Kerr, 1792)
Nenhum comentário:
Postar um comentário