quinta-feira, 6 de março de 2014

GNU


Logótipo
Família do SO Unix
Modelo Software livre
Estado Em desenvolvimento, sem nenhuma versão estável
Versão em teste 0.2
Núcleo GNU Hurd (oficial), Linux (mais usado)
Licença GNU General Public License entre outras
Página oficial www.gnu.org/
GNU é um sistema operacional tipo Unix em desenvolvimento pelo Projeto GNU que ainda não publicou nenhuma versão que contenha todos os componentes necessários ao uso estável do sistema. Foi idealizado por Richard Stallman , sendo que sua filosofia e Licensa Pública Geral ( GLP ) formam o foco original da Free Software Foundation.

História

O desenvolvimento do GNU começou com Richard Stallman em 1984 com o objetivo de criar um "sistema operacional que seja completamente software livre". Este sistema operacional GNU deveria ser compatível com o sistema operacional Unix, porém não deveria utilizar-se do código fonte deste.
A partir de 1984 Stallman e vários programadores, que abraçaram a causa, vieram desenvolvendo as peças principais de um sistema operacional, como compilador de linguagem C, editores de texto, etc.
Em 1991 o sistema operacional já estava quase pronto, mas restava o núcleo ( " kernel " ) do sistema operacional. O grupo liderado por Stallman estava desenvolvendo um núcleo chamado Hurd. Porém, em 1991, um jovem finlandês chamado Linus Torvalds havia criado um núcleo que poderia usar todas as peças do sistema operacional GNU. Este núcleo ficou conhecido como Linux, contração de Linus e Unix.

Nomenclatura

Ver artigo principal: Controvérsia quanto à nomenclatura GNU/Linux
Stallman escolheu o nome GNU porque este nome, além do significado original do mamífero Gnu, é um Acrônimo recursivo de: GNU is Not Unix (em português: GNU Não é Unix).
Atualmente, o sistema operacional GNU com o núcleo Linux é conhecido como GNU/Linux, que é como o projeto GNU solicita aos utilizadores que se refiram ao sistema completo, embora a maioria das pessoas (como defende Torvalds) se refiram ao sistema apenas como Linux por uma questão de comodidade . Entretanto , a ideologia maior do sistema GNU vigora-se na sustentação de que " comodidade " contradiz , em grande parte , o que " liberdade " tem a ver com software livre ( free software ) .

Distribuições

As seguintes distribuições são oficialmente suportadas pelo projeto GNU1 , todas elas construídas sobre o Linux:
Blag, baseada no Fedora;
Dragora, distribuição independente baseada no conceito de simplicidade;
dyne:bolic, voltada para produção de áudio e vídeo;
gNewSense, baseada no Debian e no Ubuntu;
Musix, destinada à produção de áudio;
Parabola, baseada no Arch Linux;
Trisquel, voltada para micro e pequenas empresas, usuários domésticos e centros educacionais;
Ututo, distribuição baseada no Gentoo;
Venenux, distribuição que utiliza o ambiente de desktop KDE

http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU

Nenhum comentário:

Postar um comentário