Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Bovinae
Género: Bos
Espécie: B. sauveli
Nome binomial
Bos sauveli
Urbain de 1937
Distribuição geográfica
Sinônimos
Bibos sauveli (Urbain, 1937)
Novibos sauveli (Coolidge, 1940)
A kouprey (Bos sauveli, do Khmer: គោព្រៃ, Khmer Pronúncia: [ko ː prɨj], "boi selvagem", também conhecido como kouproh, "boi cinza"), é um selvagem, espécie bovina que habitam a floresta encontrada principalmente no norte do Camboja, mas também que se acredita existir no sul do Laos, Vietnã ocidental e oriental da Tailândia. Tornou-se conhecido por zoólogos em 1937.
Descrição
Koupreys se acredita ser um parente próximo a ambos o auroque ea gaur. Uma grande ungulados, o Kouprey pode se aproximar tamanhos semelhantes ao búfalo de água asiático selvagem. Estes bovids medir 2.1 a 2.3 m (6,9-7,5 pés) ao longo da cabeça e do corpo, sem contar com uma cauda de 1 m (3,3 pés), e ficar 1,7-1,9 m (5,6-6,2 pés) de altura no ombro. Seu peso é declaradamente 680-910 kg (1.500 a £ 2.010). relatos não confirmados de massa corporal até 1.700 kg (3.700 lb) do Vietnã são consideradas duvidosas, uma vez que excedem em muito outros pesos registrados para as espécies.
Kouprey tem corpos altos, mas estreitos, pernas longas e costas corcundas. Eles podem ser cinza, marrom escuro ou preto. Os chifres do feminino são em forma de lira com espirais ascendentes antílope-like. Os chifres do macho são largas e arco para a frente e para cima, e eles começam a se desgastar nas pontas em cerca de três anos de idade. Ambos os sexos têm entalhado narinas e caudas longas.
Habitat e Distribuição
Distribuição histórica da espécie incluída Camboja, sul do Laos, no sudeste da Tailândia, e Vietnã Ocidental. Eles estão agora pensado para ser extinto em todas as áreas fora do Camboja. Kouprey vivem em florestas, colinas parcialmente baixos, onde comem principalmente gramíneas. Seu habitat preferido é floresta aberta e savanas, muitas vezes perto de florestas de monção de espessura. Eles são diurnos, comer ao ar livre à noite e sob a cobertura florestal durante o dia. Eles costumam viajar até 15 km em uma noite.
Eles vivem em manadas de até 20 e geralmente são liderados por uma única fêmea. Estes rebanhos geralmente consistem de apenas vacas e bezerros, mas também os touros durante a estação seca. Homens mais velhos formam rebanhos bacharel. Muitos rebanhos são conhecidos por quebrar e voltar como eles viajam e também foram encontrados para ser misturado com rebanhos de banteng ou búfalo selvagem.
Morrer
Kouprey pastam em gramas, incluindo o bambu, ploong e Koom. Eles também gastam muito tempo em torno de salinas e furos de água.
Estado
Não são estimados em menos de 50 kouprey esquerda no mundo. Existe alguma especulação sobre se ou não eles já estão extintos. Esses números baixos são atribuídos a caça descontrolada por moradores e soldados para a carne, chifres e crânios para uso na medicina tradicional chinesa, em conjunto com doenças introduzidas a partir de gado e perda de habitat devido à agricultura e exploração madeireira atividade. Além disso, animais domésticos na área poderia ter introduzido a doença na população.
Os esforços de conservação em curso
Kouprey estão legalmente protegidas em todos os estados alcance e pode estar presente em algumas áreas protegidas. Príncipe Sihanouk designou como o animal nacional do Camboja na década de 1960, em parte devido à sua mística. Grandes levantamentos de mamíferos continuam a ter lugar no Camboja, na esperança de reencontrar vivo Kouprey.
Pesquisas têm sido realizadas em escala histórica do Kouprey tão recentemente quanto 2011. Essas pesquisas foram feitas para determinar as regiões dentro de seu alcance, com a maior probabilidade de persistência da Kouprey. Esta baseia-se no tipo de habitat e de esforço de avaliação até à data.
Em 1988, um Workshop Internacional sobre Conservação Kouprey foi realizada na Universidade de Hanói. Este workshop trabalhou para as agências governamentais responsáveis e doadores interessados para acordar um Plano de Acção viável e realista para salvar o Kouprey.
No entanto, não kouprey foram avistados desde 1988, e durante a última década, várias pesquisas para o animal provaram infrutíferos. O relatório da IUCN 2008 lista o kouprey como criticamente em perigo (possivelmente extinta).
Não há população cativa. A única pessoa em um zoológico ocidental foi enviado para o Jardim Zoológico de Vincennes em Paris, em 1937, que era o indivíduo designado como o holótipo por Urbain. Ele morreu no início da II Guerra Mundial.
Relação com outras espécies
Uma pesquisa publicada pela Universidade de Northwestern, em Journal of Zoology, em Londres indicou uma comparação de seqüências mitocondriais mostrou a kouprey pode ser um híbrido entre um zebu e um banteng. No entanto, os autores deste estudo rescindiram a sua conclusão, e por um crânio fossilizado foi encontrado que data do final do Pleistoceno ou época Holoceno inicial, concluíram o kouprey não é um híbrido. Análise genética mais recente apoiou esta posição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário